As vantagens do aprendizado de um segundo idioma desde a infância

  • 24/01/2019
  • Fonte: Exame

A fluência no inglês ainda está longe de ser conquistada pela maioria da população no Brasil. Segundo uma pesquisa do Conselho Britânico, apenas 1% da população brasileira é verdadeiramente fluente no inglês. Outros 4% têm alguma relação com o idioma em diferentes estágios abaixo da fluência plena. Isso quer dizer que apenas 10,5 milhões dos mais de 208 milhões de brasileiros tem alguma intimidade com o idioma.

Esse número mostra o tamanho do desafio para os educadores e das oportunidades para quem adquire a fluência no segundo idioma ainda na infância. Com este cenário, nos últimos anos as escolas bilíngues passaram a se popularizar.

Uma dessas escolas é a Cycle International School, a primeira escola bilíngue do ABC Paulista. Localizada na cidade de Santo André, o ensino do segundo idioma é parte da rotina diária dos alunos, e não apenas uma aula de inglês dentro da grade curricular como é comum encontrar na maioria das instituições de ensino ou mesmo um curso de idiomas. "Em uma escola tradicional com o auxílio de um curso de idiomas, o aluno será proficiente, mas nem sempre as situações didáticas oferecidas trarão as discussões e vivências necessárias para desenvolver a multiculturalidade. Em uma escola bilíngue como a Cycle, conseguimos trabalhar esses conceitos na sala de aula onde o conteúdo e a linguagem estão integrados", explica a coordenadora pedagógica da Cycle International School, Susane Pereira.

Sem contar a praticidade e maior facilidade do aprendizado do inglês que uma escola bilíngue proporciona, a multiculturalidade também é um fator que traz benefícios futuros aos alunos de uma escola bilíngue.

Apesar das vantagens, a decisão por uma escola bilíngue ainda gera dúvida. Entre eles, o entendimento dos pais por qual metodologia de ensino querem oferecer aos seus filhos. "Em uma escola dita como tradicional, o ensino ainda se baseia em métodos comprovadamente eficientes, mas utilizados há muito tempo. Já uma escola mais nova traz metodologias mais ágeis, muitas vezes fora do comum para a grande maioria que, por vezes, deixa os pais com receio de colocarem seus filhos em um ambiente de maior experimentação", comenta Susane Pereira, Coordenadora Pedagógica da Cycle.

Notícias recentes
  • All4Baby at Home

    A vida precisa continuar e, mesmo em tempos de isolamento social, nossos bebês...

  • Você já conversou...

    É desconfortável sentir os sinais daquilo que está sendo escondido, não acha?...

  • COVID-19:...

    Os últimos dias não foram fáceis, as notícias de que estávamos oficialmente no...

  • O que fazer na...

    Primeira coisa: manter a rotina!

    7h30: Acordar e ajudar na organização do...

  • Festival de Natação

    No dia 14 de setembro, um oceano inteiro de emoções invadiu a nossa piscina!...